SOBRE A OBS
Liderança
Equipa de Liderança Senior

Nick Sellers
Diretor do colégio
Natural do Porto, Nick Sellers frequentou o OBS até aos 9 anos antes de prosseguir a sua educação no Reino Unido. Após licenciar-se pela Oxford University, Nick iniciou um breve percurso profissional na área comercial e de marketing antes de tomar a decisão de seguir a sua verdadeira vocação na área da educação. Nick iniciou a sua carreira docente no The King’s School, Canterbury, antes de se mudar para o Eton College, onde desempenhou uma série de funções de liderança durante 25 anos. Neste período assumiu a direção dos departamentos de línguas e do clube de remo, durante um período pautado por mudanças significativas e pela preparação para funções de anfitrião das modalidades de remo e canoagem para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Em Eton, Nick foi treinador sénior de remo do primeiro plantel, bem como das tripulações internacionais da equipa júnior da Grã-Bretanha que conquistaram medalhas em sucessivos Campeonatos do Mundo. Mais recentemente, foi house master durante 12 anos, antes de aceitar o cargo de Diretor de Admissões. Em Eton, Nick presidiu a vários comités, nomeadamente grupos associados ao marketing, projetos de desenvolvimento de capital e prestação de apoio pastoral. Também foi Diretor e Presidente da Comissão Pastoral num importante colégio interno e diurno de ensino preparatório independente no Reino Unido. Além disso, pertenceu ao conselho administrativo do OBS, presidindo ao Comité de Educação e ao Comité Pastoral. Para Nick e a sua esposa Anna, que têm três filhos adultos, o regresso a Portugal em 2021 representa um compromisso a longo prazo com o OBS e o seu futuro.

Marta Luiz
DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
Marta iniciou a sua carreira na banca de investimento (Fusões e Aquisições), desempenhando funções no domínio da estratégia, do desenvolvimento de negócios, planeamento estratégico e controlo de gestão antes de assumir o cargo de CFO das divisões de energia renovável e construção metálica de um grupo empresarial português cotado em bolsa. É licenciada em gestão pela Universidade Católica Portuguesa e tem um mestrado em Contabilidade e Finanças pela Lancaster University. Em setembro de 2020, Marta assumiu o cargo de Diretora Administrativa e Financeira do OBS. Integra o Finance and General Purposes Committee da Lancaster University e é docente de Contabilidade e Finanças na Católica Porto Business School. Marta viveu no Reino Unido durante sete anos até 2019, altura em que decidiu mudar-se para Portugal. Durante este período, exerceu o cargo de Diretora Financeira na Diocese de Westminster, contribuindo para definir a estratégia da organização e gerindo as equipas de contabilidade, financeira, tesouraria e auditoria interna. Além disso, foi Administradora e Membro da Comissão Financeira da Westminster Cathedral Choir School, uma escola independente para rapazes no centro de Londres. Marta tem um filho e uma filha e gosta de viajar e de desfrutar de atividades ao ar livre com os amigos e a família.

Jonathan Bridges
Diretor das atividades extra-curriculares e Coordenador de Acreditação
Professor consagrado do OBS, Jonathan Bridges é casado e pai de três filhos. Nasceu no Reino Unido, mas concluiu o ensino secundário e a universidade na Austrália, frequentando o Newington College e a University of Wollongong. Antes de ingressar no OBS em 2003, Jonathan lecionou em Inglaterra e na Austrália, onde desempenhou funções de gestão, nomeadamente como responsável pelo plano curricular: Personal Social & Health Education (Educação Pessoal, Social e de Saúde) em Londres e como Coordenador Informático em Sidney. Jonathan desempenhou diversos cargos no OBS ao longo dos anos. Em 2018 foi nomeado Diretor da área Pastoral e em 20/21 foi Coordenador do Conselho Escolar (Diretor Interino). Jonathan é o primeiro diretor das atividades extra-curriculares do colégio, com a missão específica de desenvolver e melhorar todos os aspetos desta oferta no OBS. Enquanto membro experiente da Equipa de Acreditação do Council of International Schools (CIS -Conselho de Escolas Internacionais), Jonathan realizou várias visitas de acreditação por toda a Europa. Jonathan gosta de viver no Porto e aproveita a localização privilegiada da escola para desfrutar do magnífico estilo de vida ao ar livre. Um eterno e dedicado praticante de surf, é possível vê-lo a aproveitar as ondas num dos muitos pontos de surf locais. Nutre um grande entusiasmo pela prática de ciclismo e campismo. Quando não está a passear com os seus filhos ou a surfar ondas, prefere passar algumas horas tranquilas a ler um bom livro.

Stacey Howard
DIRETORA DO ENSINO PRIMÁRIO
Natural de Inglaterra, Stacey Howard possui uma vasta experiência na área da educação e da liderança educativa adquirida um pouco por todo o mundo. As suas competências especializadas incluem o British National Curriculum (Plano Curricular Nacional Britânico) e o IB Primary Years Programme (Programa Pré-escolar do Bacharelato Internacional). Antes de trabalhar no OBS, Stacey assumiu os cargos de Diretora Escolar na Suíça, Coordenadora de Planos Curriculares, Inspetora Escolar, e Responsável pelo Key Stage One. Stacey trabalhou em Inglaterra, no Dubai, Suíça e Singapura. Possui um bacharelato em Ensino Primário com Distinção pela Swansea Metropolitan University, com uma dupla especialização em Key Stage One. Também possui um mestrado em Liderança Educativa. Stacey defende a importância do reforço da confiança entre as equipas, com vista a garantir que se atingem os mais elevados padrões de ensino e aprendizagem, é um fator fundamental na prestação de serviços educativos o desenvolvimento na criança do gosto pela aprendizagem. É uma leitora assídua, membro do clube de leitura, e praticante de ciclismo.

Chris Payne
DIRETOR DO ENSINO SECUNDÁRIO
Chris é licenciado em Ciências e Professor Qualificado, tendo concluído a sua formação como docente na Greenwich University. Natural da Austrália, Chris Payne iniciou a sua carreira como colaborador no setor da Indústria da Defesa da Austrália, sendo responsável pela construção e manutenção de caçadores de minas para a Marinha Real Australiana. Trabalhou ainda noutros projetos importantes na indústria ferroviária na Austrália e no Reino Unido. Atualmente colabora num programa de Mestrado Aplicado com a University of London em parceria com a UCL. Antes de ingressar no OBS, Chris trabalhou na área educativa exercendo uma série de cargos de liderança no Reino Unido, em Espanha e na Austrália. Ele nutre uma grande paixão pelo ensino e é um grande defensor da “aprendizagem ao longo da vida”. Chris gosta de viajar, cozinhar e explorar a beleza das zonas rurais de Portugal.
Conselho de Administração

Maria João Carrapato
presidente do conselho de Admnistração
Em novembro de 2021, Maria João Carrapato foi reeleita para o Conselho de Administração. Anteriormente, de 2014 a 2020, exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Maria João chefiou a equipa de Relações com Investidores da NOS desde 2007 e anteriormente foi responsável pelas Relações com Investidores em duas empresas portuguesas do PSI20, a Sonae Indústria e a Sonaecom entre 2000 e 2007. Desde 2020, exerce o cargo de Diretora das Relações com Investidores e Sustentabilidade na NOS SGPS. Ela iniciou a sua carreira no Banco Português do Atlântico (1994-1995) como analista financeira e, mais tarde, mudou-se para a equipa de venda de ações do Banco Português de Investimento (1995-2000). Maria João foi membro fundador e a primeira Presidente da Sociedade Portuguesa de Responsáveis pelas Relações com Investidores, fundada em 2009. Em 2020 foi eleita Presidente do Comité Executivo do Oporto Cricket and Lawn Tennis Club. Maria João é licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa (1994) e possui um MBA da Porto Business School (2004). Detentora de dupla nacionalidade devido ao facto de ser filha de mãe britânica e pai português, Maria João passou os primeiros anos escolares no Reino Unido, até aos 13 anos, altura em que regressou a Portugal com a família para viver no Porto em 1984. Maria João tem dois filhos, tendo ambos concluído o ensino primário no OBS. Maria João foi distinguida com um MBE por Sua Majestade a Rainha, na lista de Honras do Ano Novo 2021, pelos serviços prestados à Educação Britânica em Portugal.

Isabel Barros
Isabel Barros exerce o cargo de Diretora dos Recursos Humanos, é Membro do Conselho Executivo da Sonae MC e Membro do Conselho não executivo da Sonae Indústria. É presidente da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), Vice-Presidente da CIP (Confederação Empresarial de Portugal) e também Presidente do Grupo Consultivo de Sustentabilidade da Sonae. Em 2019, foi nomeada Vice-Presidente do BCSD (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), uma associação sem fins lucrativos que reúne e representa mais de 90 empresas de referência em Portugal, que estão empenhadas ativamente na transição para a Sustentabilidade. Além disso, em 2019, Isabel foi distinguida com o prémio do WBCSD (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) na categoria «Excelência» no âmbito dos Prémios de Mulheres Proeminentes, que distinguem líderes femininas que contribuem especificamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2015, foi nomeada membro do Conselho Executivo da Junior Achievement Portugal (JAP), a homóloga portuguesa da maior e mais antiga organização sem fins lucrativos para o ensino de empreendedorismo do mundo. Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e com um MBA pela EADA Business School Barcelona e a Nagoya International School no Japão, Isabel Barros é frequentemente solicitada como oradora e professora convidada para fóruns sobre Gestão de Talentos, Desenvolvimento e Liderança, e para partilhar os seus conhecimentos e mais de 20 anos de experiência nestas áreas, num contexto nacional e internacional.

Euan Mackay
De ascendência britânica, Euan nasceu em 1965 em França e foi educado em Inglaterra concluindo os seus estudos na Birmingham University. Em 1987, Euan entrou no mercado vinícola ao trabalhar para a Tanners Wines, antes de iniciar a sua associação com a Família Symington em 1990 na John E Fells & Sons. Durante este período, prosseguiu os seus estudos obtendo o Diploma WSET e o Diploma do Chartered Institute of Marketing. Em 1996 assumiu o cargo de Diretor de Desenvolvimento Empresarial na Symington Family Estates, sendo responsável pela área de vendas e marketing relativa a França, ao Benelux e à Ásia. Tendo-se transferido para Portugal com a sua esposa e os dois filhos há alguns anos antes, em 2008 Euan foi nomeado para o Conselho de Administração como Diretor de Vendas. Atualmente exerce o cargo de Diretor Comercial responsável pelas vendas e marketing de todas as marcas Symington de Vinho e Vinho do Porto a nível mundial. Em 2010 foi responsável pela criação da Vintage Port Academy juntamente com a Fladgate Partnership. O principal objetivo desta associação consiste em promover os conhecimentos sobre o Vinho do Porto Vintage e a respetiva valorização na Ásia. A Academy que está agora no seu 10.º de existência, tem promovido <Italic>workshops</Italic> com a participação de mais de 1000 membros do setor do vinho e das bebidas espirituosas. Euan também colabora com outras associações, incluindo a Feitoria Inglesa no Porto onde foi Tesoureiro em 2015 e o Oporto British School, onde exerceu o cargo de Presidente do Conselho Fiscal. Os dois filhos de Euan frequentaram o OBS antes de ingressarem em colégios internos no Reino Unido. Atualmente exerce o cargo de Diretor Comercial, sendo responsável pelas vendas e marketing de todas as marcas Symington de Vinho e Vinho do Porto a nível mundial. Além disso é Presidente do Comité de Proteção de alunos do OBS.

Paul Symington
Paul Symington nasceu em 1953 no Porto, Portugal. A dupla nacionalidade confere-lhe o direito à cidadania portuguesa e à cidadania britânica. Com formação no Oporto British School e depois no Oratory School em Berkshire, Inglaterra, ele estudou Francês na Université de Neuchâtel na Suíça antes de obter o Bacharelato em Estudos Empresariais no Central London Polytechnic. Paul exerceu o cargo de Vice-Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto e de Coordenador da Comissão de Governação da UP de 2013 a 2017. De 2003 a 2018, Paul exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Symington Family Estates. O pai e o avô de Paul também frequentaram o OBS, assim como os seus quatro filhos. Atualmente, Paul assume as seguintes responsabilidades: Presidente do Conselho de Administração da John E. Fells & Sons, Curador da Universidade do Porto, Presidente do Conselho de Administração da Primum Familiae Vini, Presidente-Honorário do Conselho de Administração do Wine and Spirit Educational Trust e Presidente do Comité do CDP. Paul recebeu os seguintes prémios: Ordem de Mérito Português – 2015; Doutor Honoris Causa da Universidade de Vila Real UTAD – 2019; Lifetime Achievement Award – Institute of Masters of Wine – 2019; Personalidade do Ano – Prémio Nacional de Agricultura – Ministro da Agricultura – 2018; Troféu Anual – Senhor do Vinho – Grandes Escolhas – 2018; Prémio de Homenagem – Revista de Vinhos – 2018; Decanter Man of the Year – 2012.

Maria Antónia Torres
Maria Antónia trabalha na PwC desde 1997 e, na qualidade de Sócia, lidera a prática fiscal de Fusões e Aquisições em Portugal, Angola e Cabo Verde. Além disso, é responsável pela Diversidade e Inclusão e Neutralidade Carbónica dos três territórios administrados pela PwC Portugal. Maria iniciou a sua carreira num banco de investimento. Tem uma experiência significativa no trabalho com grupos nacionais e multinacionais em diferentes áreas fiscais, na estruturação de investimentos em Portugal e na constituição e reestruturação de estruturas corporativas internacionais. Ao longo dos anos esteve envolvida num grande número de transações, em setores de atividade distintos. Maria colabora com várias publicações de negócios e é responsável pela área fiscal na formação executiva universitária, nomeadamente na Universidade Católica Portuguesa. Também tem experiência na formação de competências sociais (liderança e orientação) atuando como formadora a nível nacional e internacional para parceiros e funcionários da PwC. É também Juíza do Tribunal Fiscal Arbitral e membro do Conselho de Administração de uma organização internacional sem fins lucrativos (Professional Women Network). Maria é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, pós-graduada em Fiscalidade Espanhola pela Universidade de Santiago de Compostela, MBA em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e MBA Avançado pela Kellogg University, em Chicago. Maria é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão das Finanças e tem dois filhos, um dos quais frequenta atualmente a escola no ensino secundário.

Natasha Bridge
Natasha nasceu em fevereiro de 1963, foi educada no Porto no OBS até aos 13 anos, tendo de seguida frequentado o colégio interno e a Exeter University no Reino Unido. Com funções executivas em Relações Públicas e Marketing no comércio de vinhos no Reino Unido até 1994, Natasha regressou ao Porto nesse mesmo ano para trabalhar na empresa familiar, The Fladgate Partnership, onde desempenhou funções de Head Blender do grupo até 2013. Ela continua como Diretora não executiva na The Fladgate Partnership. Em 2014/15, Natasha formou-se como professora de ioga, em 2018 concluiu o Mestrado e de 2015 a 2019 foi professora de ioga no OBS para crianças e funcionários. Os três filhos de Natasha nasceram no Porto, foram educados no OBS e no Reino Unido.

Álvaro Nascimento
Álvaro Nascimento é Professor de Economia e Finanças na Católica Porto Business School – ex-reitor de 2008 a 2013 – e membro do Conselho de Administração da Católica Luanda Business School. Atualmente, exerce o cargo de Administrador não executivo de vários Conselhos de Administração: Presidente do Conselho de Administração da Comissão de Auditoria e Finanças da Sonae MC, Administrador não executivo da NORS, Presidente dos Conselhos de Auditoria da Novabase e Vallis SCR, membro da Comissão de Auditoria da Unicer, Presidente do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), e membro do Conselho de Administração do FAE (Fórum de Administradores e Gestores de Empresas). No passado foi Presidente da Caixa Geral de Depósitos, Presidente da Comissão de Auditoria do Banco Carregosa, Administrador independente da Euronext Lisbon, e do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG). Álvaro é doutorado em Banca e Finanças pela Cass Business School (Londres) e licenciado em Comércio Interno e Finanças pela University of Lancaster (Reino Unido). Obteve o pós-doutoramento em regulamentação e concorrência na London Business School, e possui investigações e publicações na área das finanças, telecomunicações, e concorrência e regulamentação. É ainda consultor de organizações privadas e agências governamentais na área da concorrência e regulamentação. Álvaro é convidado regularmente para dirigir seminários e conferências para públicos profissionais sobre assuntos relacionados com avaliação de ativos, gestão de riscos, governação corporativa, e regulamentação dos setores financeiro e das telecomunicações. Álvaro é o Presidente do Comité de Educação, e a sua filha foi aluna no OBS.
Liderança Estudantil

Representantes da Primária e do Secundário