SOBRE A OBS

Liderança

Equipa de Liderança Senior

Nick Sellers

Diretor do colégio

Natural do Porto, Nick Sellers frequentou o OBS até aos 9 anos antes de prosseguir a sua educação no Reino Unido. Após licenciar-se pela Oxford University, Nick iniciou um breve percurso profissional na área comercial e de marketing antes de tomar a decisão de seguir a sua verdadeira vocação na área da educação. Nick iniciou a sua carreira docente no The King’s School, Canterbury, antes de se mudar para o Eton College, onde desempenhou uma série de funções de liderança durante 25 anos. Neste período assumiu a direção dos departamentos de línguas e do clube de remo, durante um período pautado por mudanças significativas e pela preparação para funções de anfitrião das modalidades de remo e canoagem para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Em Eton, Nick foi treinador sénior de remo do primeiro plantel, bem como das tripulações internacionais da equipa júnior da Grã-Bretanha que conquistaram medalhas em sucessivos Campeonatos do Mundo. Mais recentemente, foi house master durante 12 anos, antes de aceitar o cargo de Diretor de Admissões. Em Eton, Nick presidiu a vários comités, nomeadamente grupos associados ao marketing, projetos de desenvolvimento de capital e prestação de apoio pastoral. Também foi Diretor e Presidente da Comissão Pastoral num importante colégio interno e diurno de ensino preparatório independente no Reino Unido. Além disso, pertenceu ao conselho administrativo do OBS, presidindo ao Comité de Educação e ao Comité Pastoral. Para Nick e a sua esposa Anna, que têm três filhos adultos, o regresso a Portugal em 2021 representa um compromisso a longo prazo com o OBS e o seu futuro. 

Marta Luiz

DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

Marta iniciou a sua carreira na banca de investimento (Fusões e Aquisições), desempenhando funções no domínio da estratégia, do desenvolvimento de negócios, planeamento estratégico e controlo de gestão antes de assumir o cargo de CFO das divisões de energia renovável e construção metálica de um grupo empresarial português cotado em bolsa. É licenciada em gestão pela Universidade Católica Portuguesa e tem um mestrado em Contabilidade e Finanças pela Lancaster University. Em setembro de 2020, Marta assumiu o cargo de Diretora Administrativa e Financeira do OBS. Integra o Finance and General Purposes Committee da Lancaster University e é docente de Contabilidade e Finanças na Católica Porto Business School. Marta viveu no Reino Unido durante sete anos até 2019, altura em que decidiu mudar-se para Portugal. Durante este período, exerceu o cargo de Diretora Financeira na Diocese de Westminster, contribuindo para definir a estratégia da organização e gerindo as equipas de contabilidade, financeira, tesouraria e auditoria interna. Além disso, foi Administradora e Membro da Comissão Financeira da Westminster Cathedral Choir School, uma escola independente para rapazes no centro de Londres. Marta tem um filho e uma filha e gosta de viajar e de desfrutar de atividades ao ar livre com os amigos e a família.

Jonathan Bridges

Diretor das atividades extra-curriculares e Coordenador de Acreditação

Professor consagrado do OBS, Jonathan Bridges é casado e pai de três filhos. Nasceu no Reino Unido, mas concluiu o ensino secundário e a universidade na Austrália, frequentando o Newington College e a University of Wollongong. Antes de ingressar no OBS em 2003, Jonathan lecionou em Inglaterra e na Austrália, onde desempenhou funções de gestão, nomeadamente como responsável pelo plano curricular: Personal Social & Health Education (Educação Pessoal, Social e de Saúde) em Londres e como Coordenador Informático em Sidney. Jonathan desempenhou diversos cargos no OBS ao longo dos anos. Em 2018 foi nomeado Diretor da área Pastoral e em 20/21 foi Coordenador do Conselho Escolar (Diretor Interino). Jonathan é o primeiro diretor das atividades extra-curriculares do colégio, com a missão específica de desenvolver e melhorar todos os aspetos desta oferta no OBS. Enquanto membro experiente da Equipa de Acreditação do Council of International Schools (CIS -Conselho de Escolas Internacionais), Jonathan realizou várias visitas de acreditação por toda a Europa. Jonathan gosta de viver no Porto e aproveita a localização privilegiada da escola para desfrutar do magnífico estilo de vida ao ar livre. Um eterno e dedicado praticante de surf, é possível vê-lo a aproveitar as ondas num dos muitos pontos de surf locais. Nutre um grande entusiasmo pela prática de ciclismo e campismo. Quando não está a passear com os seus filhos ou a surfar ondas,  prefere passar algumas horas tranquilas a ler um bom livro.

Stacey Howard

DIRETORA DO ENSINO PRIMÁRIO

Natural de Inglaterra, Stacey Howard possui uma vasta experiência na área da educação e da liderança educativa adquirida um pouco por todo o mundo. As suas competências especializadas incluem o British National Curriculum (Plano Curricular Nacional Britânico) e o IB Primary Years Programme (Programa Pré-escolar do Bacharelato Internacional). Antes de trabalhar no OBS, Stacey assumiu os cargos de Diretora Escolar na Suíça, Coordenadora de Planos Curriculares, Inspetora Escolar, e Responsável pelo Key Stage One. Stacey trabalhou em Inglaterra, no Dubai, Suíça e Singapura. Possui um bacharelato em Ensino Primário com Distinção pela Swansea Metropolitan University, com uma dupla especialização em Key Stage One. Também possui um mestrado em Liderança Educativa. Stacey defende a importância do reforço da confiança entre as equipas, com vista a garantir que se atingem os mais elevados padrões de ensino e aprendizagem, é um fator fundamental na prestação de serviços educativos o desenvolvimento na  criança do gosto pela aprendizagem. É uma leitora assídua, membro do clube de leitura, e praticante de ciclismo.

Chris Payne

DIRETOR DO ENSINO SECUNDÁRIO

Chris é licenciado em Ciências e Professor Qualificado, tendo concluído a sua formação como docente na Greenwich University. Natural da Austrália, Chris Payne iniciou a sua carreira como colaborador no setor da Indústria da Defesa da Austrália, sendo responsável pela construção e manutenção de caçadores de minas para a Marinha Real Australiana. Trabalhou ainda noutros projetos importantes na indústria ferroviária na Austrália e no Reino Unido. Atualmente colabora num programa de Mestrado Aplicado com a University of London em parceria com a UCL. Antes de ingressar no OBS, Chris trabalhou na área educativa exercendo uma série de cargos de liderança no Reino Unido, em Espanha e na Austrália. Ele nutre uma grande paixão pelo ensino e é um grande defensor da “aprendizagem ao longo da vida”. Chris gosta de viajar, cozinhar e explorar a beleza das zonas rurais de Portugal.

Conselho de Administração

MJProfile1

Maria João Carrapato

presidente do conselho de Admnistração

Em novembro de 2021, Maria João Carrapato foi reeleita para o Conselho de Administração. Anteriormente, de 2014 a 2020, exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Maria João chefiou a equipa de Relações com Investidores da NOS desde 2007 e anteriormente foi responsável pelas Relações com Investidores em duas empresas portuguesas do PSI20, a Sonae Indústria e a Sonaecom entre 2000 e 2007. Desde 2020, exerce o cargo de Diretora das Relações com Investidores e Sustentabilidade na NOS SGPS. Ela iniciou a sua carreira no Banco Português do Atlântico (1994-1995) como analista financeira e, mais tarde, mudou-se para a equipa de venda de ações do Banco Português de Investimento (1995-2000). Maria João foi membro fundador e a primeira Presidente da Sociedade Portuguesa de Responsáveis pelas Relações com Investidores, fundada em 2009. Em 2020 foi eleita Presidente do Comité Executivo do Oporto Cricket and Lawn Tennis Club. Maria João é licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa (1994) e possui um MBA da Porto Business School (2004). Detentora de dupla nacionalidade devido ao facto de ser filha de mãe britânica e pai português, Maria João passou os primeiros anos escolares no Reino Unido, até aos 13 anos, altura em que regressou a Portugal com a família para viver no Porto em 1984. Maria João tem dois filhos, tendo ambos concluído o ensino primário no OBS. Maria João foi distinguida com um MBE por Sua Majestade a Rainha, na lista de Honras do Ano Novo 2021, pelos serviços prestados à Educação Britânica em Portugal.

Isabel_Barros_004

Isabel Barros

Isabel Barros exerce o cargo de Diretora dos Recursos Humanos, é Membro do Conselho Executivo da Sonae MC e MembroNão Executivo do Conselho da Sonae Indústria e Bright Pixel.  Em maio de 2023 passou a integrar o Conselho do GRACE – Empresas Responsáveis. Durante o quadriénio 2019-2023 presidiu a APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), e foi Vice-Presidente da CIP (Confederação Empresarial de Portugal). Desde outubro de 2022 é membro diretivo da Associação da Católica Porto Business School e Membro Externo do Conselho de Representantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Desde julho de 2022 é membro do Conselho Editorial da Revista Executive Digest. Desde novembro de 2020, integra o Conselho de Administração do Oporto British School. Em 2019, foi nomeada Vice-Presidente do BCSD (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), uma associação sem fins lucrativos que reúne e representa mais de 90 empresas de referência em Portugal, que estão empenhadas ativamente na transição para a Sustentabilidade. Além disso, em 2019, foi distinguida com o prémio do WBCSD (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) na categoria «Excelência» no âmbito dos Prémios de Mulheres Proeminentes, que distinguem líderes femininas que contribuem especificamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2015, foi nomeada membro do Conselho Executivo da Junior Achievement Portugal (JAP), a homóloga portuguesa da maior e mais antiga organização sem fins lucrativos para o ensino de empreendedorismo do mundo. Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e com um MBA pela EADA Business School Barcelona e a Nagoya International School no Japão, Isabel Barros é frequentemente oradora e professora convidada para fóruns sobre Gestão de Talentos, Desenvolvimento e Liderança, nos quais partilha o seu conhecimento e mais de 20 anos de experiência nestas áreas, tanto a nível nacional como internacional.

 

euan_mackay

Euan Mackay

De ascendência britânica, Euan nasceu em 1965 em França e foi educado em Inglaterra concluindo os seus estudos na Birmingham University. Em 1987, Euan entrou no mercado vinícola ao trabalhar para a Tanners Wines, antes de iniciar a sua associação com a Família Symington em 1990 na John E Fells & Sons. Durante este período, prosseguiu os seus estudos obtendo o Diploma WSET e o Diploma do Chartered Institute of Marketing. Em 1996 assumiu o cargo de Diretor de Desenvolvimento Empresarial na Symington Family Estates, sendo responsável pela área de vendas e marketing relativa a França, ao Benelux e à Ásia. Tendo-se transferido para Portugal com a sua esposa e os dois filhos há alguns anos antes, em 2008 Euan foi nomeado para o Conselho de Administração como Diretor de Vendas. Atualmente exerce o cargo de Diretor Comercial responsável pelas vendas e marketing de todas as marcas Symington de Vinho e Vinho do Porto a nível mundial. Em 2010 foi responsável pela criação da Vintage Port Academy juntamente com a Fladgate Partnership. O principal objetivo desta associação consiste em promover os conhecimentos sobre o Vinho do Porto Vintage e a respetiva valorização na Ásia. A Academy que está agora no seu 10.º de existência, tem promovido <Italic>workshops</Italic> com a participação de mais de 1000 membros do setor do vinho e das bebidas espirituosas. Euan também colabora com outras associações, incluindo a Feitoria Inglesa no Porto onde foi Tesoureiro em 2015 e o Oporto British School, onde exerceu o cargo de Presidente do Conselho Fiscal. Os dois filhos de Euan frequentaram o OBS antes de ingressarem em colégios internos no Reino Unido. Atualmente exerce o cargo de Diretor Comercial, sendo responsável pelas vendas e marketing de todas as marcas Symington de Vinho e Vinho do Porto a nível mundial. Além disso é Presidente do Comité de Proteção de alunos do OBS.

Rodrigo Pinto Ribeiro

Rodrigo Pinto Ribeiro

Rodrigo Pinto Ribeiro é Senior Partner na Oliver Wyman com mais de 24 anos de experiência em consultoria estratégica. Rodrigo juntou-se à Oliver Wyman, em Londres, em 1999, e durante o seu período na empresa ocupou vários cargos, incluindo os de Chefe de Reestruturação de Bancos Europeus, Chefe de Serviços Financeiros Ibéricos e membro do Comité de Revisão de Parceiros empresariais. Atualmente lidera as atividades do escritório em Portugal.

Durante o seu tempo na Oliver Wyman, aconselhou importantes instituições ibéricas, europeias e brasileiras numa ampla gama de questões estratégicas, negociais, de gestão de capital e financiamento/liquidez. Também atuou como consultor de governos e reguladores em diversas jurisdições europeias em questões relacionadas com crises, incluindo a reestruturação bancária e gestão de ativos depreciativos.

 

Antes de ingressar na Oliver Wyman, passou 3 anos no grupo Sonae em funções relacionadas com fusões e aquisições e estratégia.


Possui um MBA (Dean’s List) pelo INSEAD (Fontainebleau, França) e uma Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (Portugal). É fluente em inglês, francês, espanhol e português. Rodrigo Pinto Ribeiro é alumnus do OBS e os seus dois filhos estudam atualmente na escola.

Jimmy Scragg

Jimmy Scragg

Depois de se graduar em Classics na Universidade de Oxford, Jimmy começou a sua carreira docente na Oundle School. De lá, mudou-se para o Classics Department de Eton College, onde também dirigiu o clube náutico e foi CCF Officer. Foi Housemaster ao longo de mais de oito anos, liderando um grupo de outros seis HMs. Durante esse tempo, desempenhou a função de Diretor de Bem-Estar e trabalhou como revisor principal do Ofqual para os atuais exames de GCSE e A Levels em Classics. Fez parte dos comités de desenvolvimento profissional, desenvolvimento académico e de colaboradores de Eton e presidiu o órgão representativo da Common Room. Jimmy foi governor de uma escola, presidente do conselho de administração de uma academia de uma zona residencial carente de Slough e diretor de um fundo de diversas academias.

Atualmente, Jimmy é vice-diretor do Marlborough College.

Charlotte Symington

Charlotte Symington

Charlotte cresceu no Porto e estudou no OBS de 1990 a 1996, frequentando o Ensino Secundário no Reino Unido. Iniciou a sua carreira profissional no Royal Bank of Scotland, no Reino Unido, organizando eventos corporativos do RBS em Londres e fora do país. Posteriormente, trabalhou nos setores de relações públicas e marketing, incluindo a White Cube, uma das principais galerias de arte contemporânea do mundo. Em 2013, juntou-se à John E Fells, um importante importador e distribuidor de vinhos do Reino Unido, como gestora sénior de marca, representando os vinhos da sua família no Reino Unido. Charlotte regressou ao Porto em 2018 para se juntar à empresa da sua família, Symington Family Estates, onde é responsável pelas quatro principais marcas de vinho do Porto e pela equipa de gestão de marca. Dois dos seus três filhos estão atualmente no OBS.

Natasha_bridge

Natasha Bridge

Natasha nasceu em fevereiro de 1963, foi educada no Porto no OBS até aos 13 anos, tendo de seguida frequentado o colégio interno e a Exeter University no Reino Unido. Com funções executivas em Relações Públicas e Marketing no comércio de vinhos no Reino Unido até 1994, Natasha regressou ao Porto nesse mesmo ano para trabalhar na empresa familiar, The Fladgate Partnership, onde desempenhou funções de Head Blender do grupo até 2013. Ela continua como Diretora não executiva na The Fladgate Partnership. Em 2014/15, Natasha formou-se como professora de ioga, em 2018 concluiu o Mestrado e de 2015 a 2019 foi professora de ioga no OBS para crianças e funcionários. Os três filhos de Natasha nasceram no Porto, foram educados no OBS e no Reino Unido.

alvaro_nascimento

Álvaro Nascimento

Álvaro Nascimento é Professor de Economia e Reitor da Universidade Fernando Pessoa, tendo mais de 30 anos de experiência a lecionar economia e finanças, lecionando ateriormente na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade do Porto. Atualmente, exerce o cargo de Administrador não executivo de vários Conselhos de Administração (da área comercial à financeira) e de organizações sem fins lucrativos. Os seus interresses passam pelas áreas de pesquisa em Organização Industrial, Concorrência e Regulamentação, Comportamento Corporativo e Finanças. É Doutorado em Banca e Finanças pela Cass Business School (Londres) e mestre em Operações Internas e Finanças pelaUniversidade de Lancaster (Reino Unido). É ainda investigador em Londres na Regulation and Competition Business School. Álvaro é o Presidente do Comité de Educação, e a sua filha foi aluna no OBS.

Luís Loureiro

Luís Loureiro

Luis Loureiro chegou à cidade do Porto em 1991 para estudar Arquitetura. Ingressou na Tecnopor em 1997 e trabalhou em diversos projetos na área de equipamentos e industrias até 2003, desenvolvendo, ao mesmo tempo, um projeto freelance. Neste período recebeu vários prémios pelo seu trabalho, nomeadamente o Prémio Municipal do Património de Montemor-o-Velho.

Ingressou na Symington Family Estates em 2003, no Departamento de Património, passando a ser responsável pela manutenção, projetos e obras em Vila Nova de Gaia e Douro, tendo posteriormente assumido o cargo de Chefe do Departamento de Gestão do Património. Em 2019 foi nomeado para o Conselho de Administração como Administrador do Património, cargo que ocupa atualmente após ser presidente da Comissão de Coordenação da empresa.

Durante este período prosseguiu os seus estudos, realizando o Curso de Gestão na Porto Business School entre 2016-2017.

O trabalho desenvolvido na Symington foram publicados em diversas revistas especializadas. É autor e responsável por inúmeros trabalhos e projetos realizados nesta empresa. O seu trabalho e da sua  tem recebido diversos louvores e prémios, estando presentes em diversas exposições, publicações e participando em diversas conferências e seminários como orador. Entre os seus projetos está a reabilitação do Lodge de Graham de 1890, que tem recebido reconhecimento nacional e internacional.

É membro de outras associações, nomeadamente a Factory House do Porto, na qual é Membro Representante.

Liderança Estudantil

Representantes da Primária e do Secundário