ADMISSÕES
Perguntas frequentes
Sabemos que nem sempre é fácil escolher uma escola para os seus filhos, especialmente quando se trata de uma transferência. Nesta página, poderá consultar algumas das perguntas mais frequentes colocadas por famílias que visitam a escola. Se tiver alguma questão que não seja aqui abordada, contacte-nos por e-mail e responderemos com a maior brevidade possível.
Como é que o OBS toma decisões sobre as admissões?
O sucesso da nossa escola reside no facto de ter uma grande diversidade de alunos, sendo que todas as candidaturas serão consideradas independentemente da raça, religião, nacionalidade, género, ou orientação sexual. Todos os anos, o OBS recebe muito mais candidaturas do que as vagas disponíveis na escola. Por conseguinte, os alunos são por vezes colocados em lista de espera.
Em geral, quanto mais elevado for o nível de ensino, mais extensa é a lista de espera, se bem que nos restantes níveis de ensino também existem listas de espera extensas. Enquanto o nosso Comité de Admissões analisa as candidaturas, cabe-nos ponderar se um aluno e a respetiva família se enquadram no OBS e na sua missão.
No caso dos alunos mais velhos, damos relevância a um percurso dedicado a iniciativas académicas e atividades criativas ou ativas, tais como artes visuais ou performativas e desportos. Também serão considerados os alunos com qualidades distintivas em termos de caráter, tais como um empenho na prestação de serviço comunitário e a prática de atividades desportivas.
Enquanto escola centrada na família, também valorizamos o historial dos pais, nomeadamente na participação ativa na vida de uma instituição académica. Embora o OBS gostasse de admitir todos os seus candidatos, temos uma imposição de um legal para o número máximo de alunos por turma.
Qual é a melhor altura para enviar uma candidatura?
O ano letivo do OBS começa no início de setembro e serão aceites candidaturas durante todo o ano letivo. Dada a limitação de vagas nos diferentes níveis de ensino, solicitamos que as famílias enviem as suas candidaturas o mais cedo possível.
Vamos mudar-nos a meio do ano, o meu filho pode começar após o início do ano letivo?
Sim, estamos sempre a admitir alunos ao longo do ano letivo, desde que existam vagas nos anos de ensino pretendidos. Enquanto escola internacional funcionamos com admissões contínuas para receber as famílias que se encontram em fase de mudança em períodos que não coincidam com o início do ano letivo. Tal não se aplica às nossas turmas de IBDP (12.º e 13.º anos no Reino Unido, 11.º e 12.º anos em Portugal).
Assim que apresentar a candidatura, o meu filho tem acesso garantido a uma vaga?
O envio de uma candidatura não garante por si só a oferta de uma vaga. A vaga fica garantida assim que receber uma carta de aceitação oficial da escola e concluir todo o processo de inscrição, incluindo todos os pagamentos aplicáveis.
Se o meu filho não for aceite, a taxa de inscrição é reembolsável?
Não, a taxa de inscrição não é reembolsável.
Se oferecerem uma vaga ao meu filho, podemos adiar a sua entrada até ao próximo ano letivo?
Sim, desde que existam vagas disponíveis nesse nível de ensino.
Qual é o tamanho da turma?
O número máximo na nossa turma de Pre-Prep é de 16 alunos, todos os outros níveis de ensino podem ter 20 alunos por turma.
Os alunos usam uniforme?
Sim, os nossos alunos usam uniforme até ao 10.º ano (em Portugal, 11.º ano no Reino Unido).
O meu filho tem que ser capaz de usar a casa de banho para poder frequentar a Pre-Prep?
Sim, os alunos que se candidatam à Pre-Prep têm que ter o desfralde feito e serem capazes de solicitar ao professor para ir à casa de banho.
Que idade deve ter a criança para entrar na Pre-Prep?
As crianças devem completar três anos antes de dezembro do ano em que ingressam na Pre-Prep.