APOIO PASTORAL

Perspetiva pastoral

A saúde, o bem-estar e o desenvolvimento de todos os indivíduos da comunidade escolar constituem a base fundamental do Oporto British School. Cada pessoa fará o seu melhor se se sentir confiante, segura, motivada e feliz.

No colégio, acreditamos que cada pessoa possui qualidades únicas e que devem ser reconhecidas e estimuladas. Fomentamos as relações interpessoais construídas com base na confiança mútua, no respeito e na consideração. Incentivamos os indivíduos a serem independentes e a tomarem iniciativa, mas também a trabalharem de forma eficiente enquanto membros de uma equipa. 

O colégio promove ativamente a igualdade de oportunidades. Ao saberem que podem recorrer a uma ou mais membros do OBS para obterem apoio, aconselhamento ou proteção, todos se sentirão mais tranquilos. Existe um clima de cooperação e cordialidade, e um sistema eficaz que permite reconhecer e lidar com problemas comportamentais.

Apoio pastoral na vida quotidiana

O OBS proporciona um ambiente seguro, solidário e inclusivo onde as crianças e os alunos podem sentir-se seguros e prosperar. Todos os professores e colaboradores do OBS desempenham um papel no apoio pastoral, uma vez que não são meros formadores. Estão cientes de que o seu papel é mais abrangente do que serem docentes da disciplina que lecionam ou supervisores de uma atividade.

As crianças são incentivadas a admitir que também eles têm um papel de apoio pastoral a desempenhar relativamente aos seus colegas. Para que sejam bem-sucedidos, oferecemos um sistema que incute responsabilidade nos alunos, permitindo-lhes evidenciar qualidades de liderança em todas as idades. Em cada um destes casos, espera-se que os alunos ajudem os professores na supervisão dos seus colegas e realizem tarefas que contribuam para o funcionamento harmonioso do colégio.