O Projeto Científico Colaborativo do Grupo 4 é um componente importante do IB, concebido para promover o trabalho em equipa e a colaboração entre alunos de várias disciplinas científicas.
Este projeto obrigatório enfatiza a importância das abordagens interdisciplinares na compreensão e abordagem de questões científicas complexas, permitindo aos alunos aplicarem as metodologias científicas enquanto melhoram as suas competências colaborativas e de comunicação.
Numa vibrante demonstração de colaboração científica, o grupo vencedor do Projeto Científico Colaborativo deste ano abordou uma grande questão com organismos minúsculos: as algas salvarão o mundo? O queconcluiram? «Possivelmente — se as cultivarmos e consumirmos corretamente, e construirmos de forma mais inteligente.»
Abrangendo cinco disciplinas, o projeto foi um verdadeiro esforço de equipa. Os alunos da ESS avaliaram a sustentabilidade do cultivo de algas e o seu poder de capturar CO₂ enquanto reduzem o uso da terra. Os biólogos trouxeram os benefícios verdes para a mesa — literalmente — destacando o impressionante conteúdo nutricional das algas, e os físicos e cientistas da computação ajudaram no projeto e na modelagem da plantação de algas 3D ideal.
Divertida, inteligente e prática, esta equipa mostrou que as algas não são apenas lixo de lagoa — são uma superestrela sustentável em ascensão.