OBSMUN 2022

O OBSMUN 2022 foi um fantástico evento de 3 dias que foi organizado pelos nossos aluno.

A nossa oradora convidada, Professora Maria do Céu Pinto Arena, do Departamento de Ciência Política da Universidade do Minho, foi recebido pela equipa e também por Leta Ferreira (Diretora do MUN no OBS). A nossa convidada falou sobre os desafios históricos e atuais que as Nações Unidas enfrentam, sobre a sua necessidade de se adaptar às novas realidades, dando exemplos detalhados. Também Etienne Huret (Diretor-Geral da Natixis Porto), discursou relembrando que no mundo empresarial é a ‘atitude, e não as aptidões, que dá altitude!´. As palavras de abertura foram também proferidas por João Araújo (Secretário-Geral) e as palavras de encerramento por Pedro Pinho (Chefe de Logística) e Lara Machado (Chefe de Comunicação).

Recebemos delegados do Brasil, China, Colômbia, França, Índia, Irão, Japão, Qatar, Rússia, Singapura, Espanha, Suécia, Estados Unidos da América e, claro,  de Portugal.

Às 15h, os delegados começaram a debater diferentes temas nos diferentes comités:

No comité do ECOSOC, os delegados apresentaram cláusulas sobre dois tópicos; 1-Aumento da participação das Energias Renováveis ​​no Consumo Mundial de Energia; 2- O Comércio Internacional como motor do Desenvolvimento Sustentável.

No Conselho de Segurança, os participantes falaram sobre os problemas da migração no Sahel, uma região de particular preocupação para a nossa oradora convidada. No final do dia, a discussão continuou e foi com especial prazer que testemunhamos a equipa de apoio ao evento a aconselhar  os participantes mais jovens ou menos experientes sobre os procedimentos para o dia seguinte. Queremos expressar a nossa gratidão  à Natixis por toda a sua hospitalidade.

Share this:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin