A recente viagem do CAS a Miranda do Douro foi uma experiência enriquecedora e transformadora, misturando perfeitamente aventura, educação e serviço num cenário natural de cortar a respiração. Ao longo de vários dias, 20 alunos dos Forms 11 e 12 mergulharam numa série de atividades, concebidas para aprofundar os seus conhecimentos sobre a conservação do ambiente, promovendo simultaneamente o crescimento pessoal, a colaboração e a reflexão crítica sobre o seu impacto.
A viagem começou com uma excursão a uma estação de alimentação de abutres em Bruçó, onde os alunos, sob a orientação do biólogo Iván Gutiérrez, adquiriram uma visão profunda do papel crucial que os abutres desempenham na manutenção do equilíbrio ecológico. Participando ativamente nos esforços de conservação do habitat, desenvolveram competências práticas na preservação da vida selvagem e uma maior consciencialização dos desafios globais em torno da biodiversidade.
Em seguida, os alunos participaram num projeto de restauração ecológica, plantando bolotas de espécies de flora nativa sob a orientação do engenheiro florestal Alejandro Nieto. Esta iniciativa sublinhou o papel vital da reflorestação no combate às alterações climáticas e na preservação da biodiversidade. Ao trabalharem em colaboração para plantar sementes que um dia se transformarão em árvores, os alunos reforçaram o seu sentido de responsabilidade em relação a práticas ambientais sustentáveis. As vistas panorâmicas do Miradouro Carrascalinho proporcionaram um cenário de reflexão inspirador, sublinhando o impacto a longo prazo dos seus contributos e o poder da ação colectiva na promoção de um planeta mais saudável.
Um dos pontos altos da viagem foi a visita ao Santuário do Burro da AEPGA, um parceiro querido nas nossas iniciativas do CAS nos últimos três anos e meio. Aqui, os alunos conheceram o especialista Emanuel Catarino e aprofundaram os esforços do santuário para proteger o burro mirandês, um animal em vias de extinção.
No final da viagem, era evidente que cada aluno tinha feito uma viagem de crescimento intelectual e pessoal. As experiências em Miranda do Douro transcenderam a mera participação em atividades; foram momentos cruciais de desenvolvimento de competências, de construção de resiliência e de contemplação ética. Quando os alunos regressaram a casa, levaram consigo não só memórias, mas também um compromisso reforçado de contribuir significativamente para um mundo melhor.