Os participantes do Prémio Internacional Duque de Edimburgo já completaram as suas jornadas de Bronze e de Prata.
Nos dias 15 e 16 de março, os nossos jovens trekkers fizeram uma expedição a Caminha, uma bela zona costeira a uma hora a norte do Porto. Desde o início, foram desafiados a navegar até ao parque de campismo utilizando mapas, bússolas e guias de percurso. No parque de campismo, enfrentaram alguns momentos de reflexão que os ajudaram a preparar-se para a sua futura jornada de qualificação.
As equipas de prata tiveram de reavaliar os seus percursos e decidir qual a melhor solução. Todas as equipas foram bem sucedidas e tiraram lições valiosas desta experiência. Os membros da equipa de ouro foram uma mais-valia incrível para a viagem prática. Mantiveram-se sempre positivos e foram óptimos mentores para os restantes participantes.
Duas semanas mais tarde, as jornadas de qualificação começaram nas incríveis paisagens de Miranda do Douro. Os nossos participantes tiveram a oportunidade de explorar as zonas de Picote, Uva e Algoso com vista para o sinuoso rio Douro. Os grupos de bronze descansaram em dormitórios e as equipas de prata dormiram em tendas. As equipas comentaram como, apesar de ocasionalmente escolherem o caminho errado, foram sempre capazes de usar os seus conhecimentos de orientação e os mapas para voltaremao percurso correto. Os avaliadores ficaram impressionados com o progresso desde a expedição prática e com a forma como trabalharam em conjunto para encontrar soluções.
Os alunos puderam apreciar melhor a cultura e os animais da região. As actividades incluíram aprender sobre os burros resgatados na AEPGA; aprenderam também sobre a importância dos pombos no ecossistema e recuperaram habitat para estes animais. A visita ao Eco Museu permitiu-lhes compreender melhor a história e a cultura da região. Para além dos benefícios históricos e culturais das expedições, todos desenvolveram competências interpessoais e cresceram como indivíduos.
Estamos muito orgulhosos de todos os alunos. Não podemos deixar de agradecer imensamente a todo o staff envolvido que tornou isto possível e trabalhou em equipa para permitir que os alunos tivessem a melhor experiência possível.